quinta-feira, 29 de junho de 2006

O Prato Hoje É Copa do Mundo

É, eu estava relutando. Estava relutando porque sei que nem todo mundo que lê este blog se interessa por futebol. Entendo os motivos, claro. Mas eu gosto. E hoje quero falar disso. Porque a Copa do Mundo já está chegando ao final. E ela gera comoção, isso não há dúvida. Postarei aqui dois textos: um de natureza poética e apaixonado, de minha autoria; outro jornalístico, tratando de algo bizarro e cômico. Então, vamos lá. O jornalístico primeiro:



Comentarista chinês pede desculpa após dizer que odeia Austrália
BBC Brasil
28 de junho, 2006 - 21h57 GMT (18h57 Brasília)

Um comentarista de futebol da TV chinesa teve que se desculpar publicamente por ter comemorado exageradamente a desclassificação australiana na Copa do Mundo, na segunda-feira.

Huang Jianxiang se descontrolou quando a Itália venceu os australianos no último minuto dos acréscimos da prorrogação e começou a vibrar, repetindo a frase "eu odeio a Austrália" e elogios aos italianos por vários minutos.

No início da sua comemoração, quando o juíz marcou pênalti em Fabio Grosso, os gritos de "viva a Itália" geraram simpatia.

Mas após alguns instantes, seus próprios colegas começaram a perceber que havia algo de errado com Huang. Porém nem mesmo eles conseguiram silenciar o comentarista.

A explosão

"Penalti!Penalti! Penalti! Grosso conquistou isso."

"O grande lateral esquerdo italiano! Ele foi bem-sucedido na gloriosa tradição italiana! Facchetti, Cabrini, Maldini, suas almas estão misturadas com a dele neste momento!"

"Grosso representa a longa história e as tradições do futebol italiano, ele não luta sozinho neste momento!"

"Goooool! Acabou! A Itália venceu os australianos! Eles não vão ser eliminados por Hiddink novamente! Itália, a Grande! Feliz aniversário para Maldini! Forza Itália!"

"Hiddink, perdeu toda a sua coragem ao se deparar com as tradições italianas!"

"Ele finalmente colheu todos os frutos que havia plantado! Eles que vão para casa!"

"Eles não precisam nem ir tão longe, para a Austrália, já que a maioria vive mesmo na Europa. Adeus!"

No dia seguinte...

"Sou um ser humano, não uma máquina e não posso ser imparcial o tempo todo", disse ele, após a transmissão, se recusando a reconhecer que algo de irregular havia acontecido.

"Não quero ver a Austrália conseguir bons resultados nesta Copa do Mundo."

Após ser muito criticado, ele reviu a gravação da transmissão no dia seguinte e reconheceu seu exagero.

"Nos últimos minutos do jogo Austrália x Itália eu coloquei muita emoção pessoal em meus comentários, que foram inapropriados e parciais, o que consternou a audiência", disse ele.
No entanto, centenas de milhares de chineses responderam a uma pesquisa online e 49% disseram gostar do estilo do comentarista, contra 33% que disseram considerá-lo inapropriado. O resto se declarou neutro.


Pessoal... o cara nem é italiano, é chinês. Achei tão cômico que eu quis repartir isso com vocês. E eu que pensava que não existia alguém pior que o Chico Lang (pra quem não conhece, comentarista esportivo, corintiano e um tanto teatral, apresenta o programa Mesa Redonda, da TV Gazeta de São Paulo. Um tipo risível...). Queria ter visto isso acontecer e queria entender chinês. Eu iria rir muito, muito.

Agora vamos de poesia. Acho que vai soar engraçado também, não sei por que... leiam!


Gordo, Sim!

Sou gordo, sim. E daí?
Sou gordo e fiz mais gols que vocês todos.
Ah, mas vocês não jogam...
Só sabem falar. São craques da especulação.
Eu não me importo mais.
Por vir até o presidente falar.
Eu driblo o goleiro e logo vocês vêem o resultado.
Façam suas ironias engraçadinhas.
Enfim, não importa. Eu sou mais eu.
E... sou gordo, sim.
Está bom pra vocês?


A SUG - Sociedada Universal dos Gordinhos - agradece, Ronaldo! E pra vocês, amigos viajantes, beijos e abraços!

NA MINHA VITROLA: JENS LEKMAN - Rocky Dennis' Farewell Song > Maple Leaves > Sky Phenomenon > Pocketful of Money > Black Cab.

Fotos copiadas do site da FIFA: http://www.fifa.com/en/index.html.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hermanito, sem comentários! risos - biseaus