quinta-feira, 23 de março de 2006

Bizarria Worldwide

Essa foto...



Refugiadas somalis* praticando vôlei no Quênia, com suas tradicionais vestimentas. Elas devem se divertir um bocado, não tenho dúvidas...

Quem quiser ler a matéria na íntegra, em inglês, pode clicar aqui.

Beijos e abraços, amigos viajantes!

* Uma viagem à Somália para quem souber me dizer o plural de "somali"!!

NA MINHA VITROLA: THE BEATLES - You Never Give Me Your Money > Sun King > Mean Mister Mustard > Polythene Pam.

terça-feira, 21 de março de 2006

Outra Vez o Louco Ataca

The Enraged Musician, de William Hogarth, 1741.

Porque viver não é necessário, é imprescindível. Porque as mazelas não podem ser mais fortes do que ser. Porque isto é o que sou. Porque isto é o que vocês esperam de mim. Porque é isso que eu quero de mim. Enfim...

Outra Vez o Louco Ataca

das ruínas do último fogo
ele surge, roto mas vivo
quando ninguém mais crê
o bardo e suas canções

pelo ar, pela terra
em busca dos bares
bebe o bardo à loucura
de existir e das emoções

tudo ao redor reage
seus amigos o amparam
e o restante faz cara ruim
a seu grito de acordar

bom que haja o lugar
e o tempo para o prazer
de ser o que se é
e cantar o que há

não ignora a afronta
do inimigo mortal e sutil
que deseja a queda
do divino que há em sua voz

ao algoz não valerá
a lança ou o machado
quando um se cala
em outro tempo levanta

isso, aprende o jogo
e se cala no instante
para no seguinte
ter força o seu canto

o bardo jamais morre
sua palavra também
a não ser que a memória
venha a traí-lo

mas que importa?
enquanto houver vida
enquanto houver vontade
ele confrontará um destino


Sim, porque isto é o que sou. E amo o que sou. E porque me acompanham, eu os amo também. Beijos e abraços!! (E porrada naqueles que disserem que esta declaração é piegas... ah ah ah!!)

NA MINHA VITROLA: ELLIOTT SMITH - New Disaster > I Don't Think I'm Ever Gonna Figure Out.

sexta-feira, 17 de março de 2006

Maya

Olá, amigos viajantes! Bom, eu não sou budista, mas eu gosto do conceito de "maya", de que o mundo em que vivemos, os problemas que nos atingem, tudo enfim, é ilusão. Quando escrevi uma série de textos sobre o vazio, não tinha o conceito em mente, embora já o conhecesse. Esta série foi, e alguns de vocês sabem muito bem, uma resposta a uma dor. E tudo isso, inclusive o que escrevo, passa. É ilusório. A glória, o fracasso, tudo... é claro que não serve para o garoto que está ali na esquina, sozinho e com fome. Não funciona com alguém que esteja num hospital fadado a morrer porque tem uma doença incurável, mas para mim serve.
Claro, já estou falando muito e tudo o que eu quero, agora, é mostrá-los essa nova paisagem. Pois então vejam
Maya.


Cliquem sobre a figura para ver melhor. Beijos e abraços! Até sempre!

NA MINHA VITROLA: THE NAVIES - An Estate.

quarta-feira, 15 de março de 2006

O Inseto e a Mini-emo

Olá, amigos viajantes. Aí vai um mini-conto repulsivo. Será? Bom, aqui apenas uma pequena imagem. Para ler, cliquem aqui. Então leiam e digam para mim se é repulsivo, engraçado ou sei lá o quê... eh eh eh!!


Beijos e abraços! Até breve!

NA MINHA VITROLA: ELLIOTT SMITH - Son of Sam.

quarta-feira, 8 de março de 2006

Poesias e Outras Coisas...

Amigos viajantes de São Paulo, eis aqui algo pra fazer no último sábado de março:


Então é isso. Espero que compareçam. Beijos e abraços!!

NA MINHA VITROLA: GOLDFRAPP - Lovely Head.

quarta-feira, 1 de março de 2006

Noites de Carnaval

Bom, pessoal, não é novidade a alguns de vocês que minha grande opção, no Carnaval, é ficar longe do Carnaval. Não é algo que me atrai. Apenas tenho algum respeito e pretendo manter as coisas assim. Então, como também andava um tanto cansado, preferi ficar em casa mais tempo. Fiz companhia à velhinha, que às vezes era um pouco ranzinza (tá, eu confesso... tenho lá minhas rabugices também), joguei muito Fifa Soccer (putz... queria tanto que desse Palmeiras naquele campeonato, mas deu Vasco... tudo bem, tudo bem) e assisti a muitos, muitos filmes.

Não era como o aficcionado da imagem aí abaixo, afinal eu não estava numa sala de cinema. Estava ali no meu quarto, sozinho com os filmes, uma garrafa de vodka pela metade (agora quase vazia), meus cigarros e meus livros...

Apenas a título de curiosidade, aí vai a lista dos filmes que assisti. Entre eles, alguns clássicos jamais vistos por mim antes. Então é isto, passei o super-feriado preenchendo algumas lacunas... eh eh eh!! Confiram:


25.02 sábado

AS HORAS A Meryl Streep é monstruosa. É como vinho. A cada filme melhor. Aliás, as três estavam muito bem. Meryl um pouco melhor que Julianne, que estava um pouco melhor que Nicole.


26.02 domingo

CASABLANCA Levei 32 anos pra descobrir que eu queria ser o Humphrey Bogart. E como era bela a Ingrid Bergman... Casablanca era o lugar, ainda que com todos os perigos. Mas... aqui em São Paulo também há perigos. E são reais.

FESTA DE FAMÍLIA O movimento dinamarquês Dogma, encabeçado por Thomas Winterberg (diretor deste filme) e Lars von Trier (Ondas do Destino, Dogville, Manderlay etc.), colecionou entusiastas e detratores. Uma prova de que cinema pode ser algo mais simples. Quase um "anticinema". Eu gosto.

OLD BOY Pareceu-me confuso a princípio. Depois, prende. Roteiro surpreendente. Aprovadíssimo. Mas não recomendável a quem não gosta de ver sangue.


27.02 segunda

O ILUMINADO Demorei muito, mas descobri que um tal de Jack Torrance é muito mais assustador que os Jasons espalhados por aí. Que bom que não teve continuação... ah ah ah!! A trilha sonora REALMENTE nos transmite o clima de medo. Mas... dá pra esperar menos de um filme que tem a assinatura de Kubrick?

DURVAL DISCOS A gente começa a ver pensando numa coisa, depois a coisa vira outra. E não da melhor forma. Surreal não-convincente. Chego a ter medo dos rumos do cinema brasileiro quando vejo um filme desses. A despeito disso, pareceu-me uma grande interpretação de Ary França. E a personagem da Etty Fraser lembra MUITO a minha mãe... eh eh eh!!


28.02 terça

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS Não posso fazer uma análise séria deste filme. Não quero. Estou revoltado comigo mesmo. Por que demorei tanto a assisti-lo?? Recomendadíssimo, se você passou os últimos anos em Marte e não o assistiu.

EMBRIAGADO DE AMOR Nunca mais assisto a um filme com Adam Sandler!! Esperava mais de um filme do Paul Thomas Anderson (Magnolia). A estória é boa, é verdade... mas havia aquele cara...

E isso é tudo por hoje, amigos. Próxima parada: Match Point, de Woody Allen. Nos cinemas. Beijos e abraços!!

NA MINHA VITROLA: BELLE AND SEBASTIAN - The Life Pursuit (CD completo).