segunda-feira, 14 de julho de 2008

Gente

Tentei. O mais simples possível. Juro que tentei. Será que consegui? Ah, vocês me dizem... vamos lá!


Gente
a quem permanece,
a quem partiu,
a quem virá


já passou tanta gente pelo caminho,

atirando pedras ou distribuindo beijos.
há tanta gente de tantos jeitos...

há jeito pra falar de toda essa gente?

só sei que escrevo estando aqui, sozinho,
sob uma luz artificial de um quarto
dessarrumado como este coração
de lembranças alegres e outras menos.

há toda essa gente de quem quero falar
em versos simples,
sem ostentar linguagem.
uma poesia que é como um beijo
de despedida, boas-vindas
ou, assim, de graça.

há tanta gente pra ouvir "te amo"
e outras mais pra manter distante...
há tantas vezes que falta o jeito.
temo estar fora do espaço-tempo.

há gente que esqueço mas quero bem.
há gente que, sei,
toda hora existe em mim.
também há outros que desprezaram
minha voz, tão tola, ao seu contato.

sei bem, também sei desprezar.
também sei mudar de calçada,
fazer ar de distraído e deixar passar.

há os que são bons por um instante,
noutro já deixo ir distante,
que é preciso estar sozinho
no quarto, mesmo que não seja o quarto
este lugar.

há quem eu deixe ir,
ainda que eu queira que fique.
porque é preciso deixar.

no entanto
este lugar ao qual chamo coração,
num arroubo de emoção
que alguns diriam "inocente",
num tempo em que não cabe mais
ser assim...
neste lugar cabe tanta gente
e um pouco mais.

apesar de o mundo não valer muita coisa
eu vi, ninguém me disse.
este mundo não vale um pouco de bosta!

talvez por isso
tão doidamente recorro
a querer essa gente, pouca e muita, tão bem.
é sendo assim
que esqueço que o mundo
é tão ruim
e consigo seguir
por mim, por quem passa e deixo ficar
ainda que seja um fio de cabelo,
uma unha quebrada,
uma gota de suor,
uma frase perdida
do que essa gente é.

existem tantas frases numa palavra...
nesta, eu preferi deixar tudo desnudo
só pra dizer
que não deixei
de ser
gente
que gosta de gente.

No painel de fotos, ficou faltanto tanta gente... mas isso se corrije, com o tempo. A poesia é para todos. Vocês sabem quem são! Beijos e abraços, gente que eu gosto!

NA MINHA VITROLA: MÔNICA SALMASO E PAU BRASIL: Partido Alto > Suburbano Coração > Bom Tempo > Beatriz.

Nenhum comentário: