sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

A lista prometida... ufa! Eh eh eh!!!

Olá, meus amigos, leitores-passageiros! Como prometido, estou aqui, com minha listagem do que mais marcou para mim em termos de arte em 2004. Claro, é muito comum haver listas de "melhores do ano". A atitude de eu publicar a minha não deixa de ser um lugar comum. Talvez o que faça uma pequena diferença é que eu não vou me ater ao que ocorreu em 2004, tão somente. Até porque, para ser bem honesto, sobretudo em música e cinema, eu não tive tantos parâmetros em relação aos lançamentos, então esta lista será, de certa forma, uma viagem no tempo. Na lista também haverá citações a amigos que fizeram um grande trabalho, cujo acesso às obras obtive em 2004. São os casos do poeta Marcelo Alvarez, dos contistas Valmir de Macedo e David Oscar Vaz, assim como dos atores Cacá (Seres Ilusionários) e Jackson Ricart. Bom, chega de conversa fiada e vamos lá:


MÚSICA

Shows

Los Hermanos (pocket-show na FNAC Pinheiros, abril)

O melhor show, pena que tenha sido só um pocket... gostaria de ter tido grana para vê-los num show 100%, mas valeu!!! Posted by Hello

Também vi

Nando Reis (Shopping Anália Franco)
Violeta de Outono e Orquestra (SESI Paulista)
E outros...


Discos

Alguns dos meus grandes Cds e discos de vinil que eu curti em 2004 Posted by Hello


01. Beatles, The – Abbey Road
02. Cartola – Coleção Raízes do Samba
03. Chico Buarque – Ópera do Malandro
04. Concretes, The – Idem
05. Delgados, The – Peloton
06. Fellini – Amor Louco
07. Franz Ferdinand – Idem
08. Gathering, The – Sleeping Buildings (A Semi-Acoustic Evening)
09. Gonzaguinha – Coleção Raízes do Samba
10. Gram – Idem
11. Jacques Brel – Coletânea a partir de músicas que obtive na rede
12. John Cale – Hobo Sappiens
13. Ludov – Dois a Rodar
14. Maria Rita – Idem
15. Mercury Rev – Boces
16. Mombojó – Nada de Novo
17. Moreira da Silva – Morengueira
18. Poliphonic Spree, The – Together We’re Heavy
19. Rufus Wainwright – Black Sessions (Ao vivo no Canadá, não oficial)
20. Sigur Rós – Agaetis Byrjun


CINEMA

a) Dogville; b) ...E o Vento Levou; c) Nina Posted by Hello

Estrangeiro


Dogville, de Lars von Trier (danem-se os críticos!!!)

Nacional

Nina, de Heitor Dhalia

3 clássicos que eu revi

A Bela da Tarde, de Luis Buñuel
E o Vento Levou, de Victor Flemming
O que Terá Acontecido à Baby Jane?, de Robert Aldrich



LITERATURA


Os grandes autores que li em 2004: No centro, Thomas Mann. Em sentido horário estão Jean-Jacques Rousseau, Fernando Sabino (1923-2004), Graciliano Ramos, Mário de Sá-Carneiro, Franz Kafka e Carlos Drummond de Andrade. Time ruim, né? Eh eh eh!!! Posted by Hello

A melhor de todas as leituras neste ano

A Montanha Mágica, de Thomas Mann (romance, abr.-jun.)

Outras grandes leituras

01. A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro (romance, março)
02. Vidas Secas, de Graciliano Ramos (romance, março)
03. Encontro Marcado, de Fernando Sabino (que esteja em paz, romance, abril)
04. Um Artista da Fome, de Franz Kafka (contos, jun.-jul.)
05. Navalha na Carne/Quando as Máquinas Param, de Plínio Marcos (teatro, julho)
06. A Nova Califórnia e Outros Contos, de Lima Barreto (contos, ago.-out.)
07. Rimas da Salamandra, de Marcelo Alvarez (poesia, novembro)
08. 3 Novelas Exemplares e 1 Prólogo, de Miguel de Unamuno (novela, novembro)
09. Devaneios do Caminhante Solitário, de Jean-Jacques Rousseau (crônicas, nov.-dez.)
10. Insônia, de Graciliano Ramos (contos, dezembro)
11. Resíduos, de David Oscar Vaz (contos, dezembro)
12. A Urna, de David Oscar Vaz (contos, dezembro)

Também merecem destaque, embora não sejam leituras lineares

- Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade
- Contos Miscelânicos, de Valmir de Macedo
- Eugenio Montale (tenho pesquisado na rede sobre este grande poeta italiano do século passado – em breve vocês lerão algumas poesias do autor publicadas aqui)


TEATRO

- Quando as Máquinas Param, remontagem da peça de Plínio Marcos, pelo finado grupo Seres Ilusionários, no CEU Aricanduva (julho)
- Salve-se Quem Puder, direção de Nívio Diegues, com a participação do meu amigo Jackson Ricart (+ ou - agosto)

EXPOSIÇÕES

26a Bienal de São Paulo – Embora houvesse algumas obras muito interessantes (deveria ter anotado, para publicar mais detalhadamente aqui), não gostei muito do aspecto geral. Outras bienais foram bem melhores...

EXPECTATIVAS PARA 2005

- Muito mais leituras
- Mais pesquisas sobre grandes autores em várias formas de arte
- Mais shows gratuitos, que a vida anda dura, vocês sabem... eh eh eh!!!
- Reedição do Palavra Atômica (para quem não sabe, meu primeiro – e, por enquanto, único – livro)
- Sexo, cerveja e boa música... eh eh eh!!!

Bom, esta foi minha lista. Pode ser controversa, sei lá, mas é minha. Abraços e beijos, pessoal!!! A viagem prossegue em 2005!!! Aproveitem as festas!!!

Nenhum comentário: