segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Canções, mulheres, um amor para voltar a viver e breves agradecimentos

CD novo do Fito Páez. El Mundo Cabe en una Canción. Pode ser que o mundo realmente caiba em uma única canção (ou em uma pequena coleção delas), mas dos comentários que li a respeito, não deve chegar a ser um lançamento que entusiasme. Eu, como admirador, só ouso comentar depois de ouvir, apesar de que realmente o argentino a muito não lance um trabalho que me deixe de queixo caído (o último foi Abre [1998], mas Moda y Pueblo [2005], me pegou de jeito, embora circunstâncias especialíssimas que não meramente a música tenham me levado a tal condição - depois, caiu no limbo do esquecimento).

O ótimo Digestivo Cultural, em seu número 300, "malcompara" os efeitos dos novos CDs de Fito e Caetano (por sinal, não gostei de , o último disco do filho de dona Canô), traçando também paralelos sobre a popularidade de ambos fora de seus países. Um pouco por conta de Fito ter sido casado com Cecilia Roth, estrela de Tudo sobre Minha Mãe e de outros filmes de Almodóvar.

A conferir.

**************

E por falar em Almodóvar...

Antes da minha viagem à Brasília, tive a oportunidade de assistir a cópia de Volver, o novíssimo filme do gênio Pedro Almodóvar. O fato é que gostei, mas não tanto. Talvez tenha sido a expectativa. Mas não, Almodóvar não chega a perder a mão. Simplesmente o resultado final me agradou menos do que obras-primas como Tudo sobre Minha Mãe (1999) e Fale com Ela (2002).

Volver tem a cara de La Mancha, região em que Almodóvar nasceu, e ali se conta a estória de uma família de mulheres marcadas pela selvageria masculina. Vejo, sobretudo, como elogio à mulher e mãe de família forte, aquela que encara todos os golpes e corre o risco de se arrebentar, mas não arrebenta. Vejo esta mulher na forma de Raimunda a personagem de Penélope Cruz. E também na figura da "fantasmagórica" e engraçada Irene (Carmen Maura).

Creio que outras leituras deste filme possam ser feitas. Pretendo revê-lo algumas vezes, inclusive no cinema (desde Carne Trêmula, 1997, tenho visto todas as películas do Mestre na telona, não será agora que farei diferente). Talvez eu conte mais. Talvez vocês possam acrescentar alguma análise, assim que o filme estiver em cartaz nas salas tupiniquins.

**************
_
Um filme que assisti durante minha passagem por Brasília e que merece todas as atenções é o singelo Elsa y Fred, dirigido por Marcos Carnevale. É a estória de dois idosos que se tornam vizinhos. Ele, recém-viúvo e sem encontrar um sentido pra continuar vivendo. Ela, uma senhora cheia de vida, um tanto trapaceira e que tem o desejo de repetir a famosa seqüência da Fontana di Trevi, com Anita Ekberg e Marcello Mastroianni em A Doce Vida. Mas ela esconde um terrível segredo...

É delicioso acompanhar o desenvolvimento da relação entre ambos. É um daqueles filmes que levam ao riso fácil e também às lágrimas, se aquele que assistir for do tipo emotivo. Vale muito, muito a pena.

**************

Sobre minha viagem à Brasília, cabe aqui agradecer muitíssimo à minha amiga Carla, que me proporcionou dias invejáveis a partir de sua atenção inestimável, a aguda inteligência e jovialidade e extremo bom gosto. Também não devo me esquecer da Adriana com o violão do Luan e, também, frente ao micro declamando Álvaro de Campos. Pessoas como vocês fazem da verde Brasília uma cidade especial. Espero retornar um dia, assim como espero recebê-las na minha cinzenta Sampa.

Em breve, muito mais sobre a viagem, incluindo fotos.

**************

Uma proposta aos amigos próximos: quero assistir em breve A Dália Negra, um suspense que me parece ótimo. Tenho alguns motivos para convidá-los. 1) Além de ser provavelmente um baita filme com um baita elenco, incluindo aí a estupenda Scarlett Johansson - sei, ela é a queridinha de muita gente atualmente e isso enche o saco... mas e daí? - e 2) Tenho tido o desprazer de cochilar durante algumas sessões e gostaria que alguns de vocês estivessem juntos para evitar isto. Ajudem um amigo perto da senilidade... eh eh eh! Beijos e abraços a todos vocês.

NA MINHA VITROLA: CORDEL DO FOGO ENCANTADO - Transfiguração (CD completo).

Um comentário:

Anônimo disse...

Hermanito!!!! Seja bem vindo!
Vamos sim tomar umas, não sei quando... mas, vamos!!!

Sobre o que vi aqui, não vou ler sobre o novo do Almodovar, até porque sou apaixonada por esse cara e quero mais uma vez saborea-lo, sim estou ansiosa!!!

Sobre o Elsa e Fredy, estamos (eu e o ra) já algum tempo para ver e ainda não vimos... está agendado!!!

Sobre O Dália Negra, aconselho vá!!! fui com preconceito achando que era um "hollywood" e me surpreendi!

vamos nos falando ok!

biseaus

Ale