terça-feira, 19 de setembro de 2006

Obscuro, iluminado


Em tempo, porque a última apresentação é num ainda longínquo 15 de dezembro:

No último dia 07, estive no SESI Paulista para ver a montagem de Timão de Atenas, um texto obscuro de William Shakespeare, realizada pelo grupo Teatro Promíscuo. Não me arrependo, gostei muito e, apesar da demora, conto agora pra vocês. Ou não conto. Mostro o que escrevi no site do Teatro Promíscuo. Creio que vocês possam ter uma idéia do que é a peça, a partir disto, embora eu pareça muito bajulador... eh eh eh! Bom, com bajulação ou sem, quem puder, compareça.

Um Shakespeare obscuro. Obscuro por não ser tão difundido como outras obras, obscuro porque é a natureza de seu texto.

Mas a montagem realizada pelo Teatro Promíscuo, esta sim, brilha. E seu brilho traz aos nossos olhos esta condição de ser humano, tão pequeno. Atenas, Inglaterra, São Paulo, Kinshasa ou qualquer outro lugar. Os seres humanos são iguais. A história que é ambientada em Atenas, contada por um inglês já foi vista por mim inúmeras vezes, quase sempre em São Paulo*. Uma vez no palco, mas tantas vezes no decorrer da vida. Cada um de nós pode ser testemunha, alvo e agente da ganância, da ingratidão e da avareza dos "amigos" de Timão. Assim como da generosidade e da ira do antigo mecenas.

Este é o ser humano em um de seus retratos mais sombrios.

Enfim, adorei! Parabéns e abraços a todos!


* Sim, a vida real oferece muitos exemplos.

Bom, creio que não tenho mais o que dizer por hoje, meus amigos. Um balcão de bar, alguma conversa e umas geladinhas me aguardam. Beijos e abraços!

NO MEU HD CRANIANO: A vontade de fazer exatamente aquilo que digo no parágrafo acima. 3 minutos + todo o trajeto de ônibus até o local desejado.

Nenhum comentário: