terça-feira, 23 de outubro de 2007

Notas da Mostra - Parte 1

Bom, como vocês sabem, tenho acompanhado a 31ª Mostra Internacional de Cinema. Como marinheiro de primeira viagem nessa coisa de ver tantos filmes num período de tempo, minha programação nos primeiros dias foi um pouco caótica. Corri de um lado pra outro, tive que pegar táxi numa ou noutra ocasião... isso sem contar com os atrasos da própria Mostra, o que faz você correr mais ainda, algumas vezes. Mas vale a pena!

Agora, é claro, estou ficando mais esperto e escolho filmes em salas próximas, isso quando não fico no mesmo espaço. E, claro, eu tinha uma programação inicial, mas como ela tem mudado... eh eh eh!

Ainda que já esteja sentindo o cansaço de toda a correria, vale mais a empolgação de ter contato com tantas culturas diferentes através da telona.

Eis aqui um resumo do que vi até agora:

Dia 19

Djéli
Fadika Kramo-Laneiné - Costa do Marfim - 1981
O primeiro filme que vi na mostra é um típico drama eles-se-amam-mas-a-família-não-permite, só que em versão marfinense. O final drástico prejudica o filme.






Las Vidas Posibles

Sandra Gugliotta - Argentina - 2006
Marido desaparece e esposa segue seu rastro até a Patagônia, numa busca que a leva ao desespero e à loucura. Clima tenso e fotografia belíssima. O trabalho do elenco valoriza o filme, então fica fácil gostar. Foi o primeiro filme da Mostra que me fez pensar "Caralho!". Tanto pela qualidade como pelos problemas técnicos com legendas, que fizeram a projeção ser interrompida por 5,10 minutos...



Amor Pulsa Mais Rápido que Sangue

Hideki Kitagawa - Japão - 2007
Voltando para casa, eu ainda não tinha definido se gostara do filme (tampouco sei agora). Uma história de amor, não linear, não tradicional. Cenas belíssimas alternadas de cenas horripilantes em que os dois que se amam, interpretado pelo próprio diretor e por uma atriz simplesmente chamada Mihiro (lindíssima de ver), durante as transas, se cortam e sugam o sangue um do outro, num ritual em que eles acreditam que assim se tornam mais íntimos, realmente unos. Várias pessoas abandonaram a sala. Tanto sangue é pra poucos. Alguns preferem Hollywood.



Dia 20


Do Outro Lado
Fatih Akin - Alemanha/Turquia - 2007
Os filmes de Fatih Akin não são daqueles que ganham o espectador logo na primeira cena, mas no decorrer da projeção. Este Do Outro Lado, que sucede o cultuado Contra a Parede (bom, entre eles há o documentário O Som de Istambul...), é dividido em três segmentos. Levando em conta o que realmente interessa nesta história, os segmentos 2 e 3 são mais interessantes. Parecido um pouco com o Babel, do Iñarritu, há várias histórias que se cruzam, repletas de desencontros, paixão, política, arrependimentos, conflitos familiares. E, claro, mais uma vez a conexão Alemanha-Turquia está presente. Foi aplaudido após o término e, embora tenha gostado do filme, não acho que era o caso. Ainda prefiro Contra a Parede.



Control

Anton Corbijn - Inglaterra/EUA - 2007
Não esperava tanto. No entanto, ao fim da sessão, estava com os olhos úmidos. Não sei o quanto o roteiro foi fiel à vida de Ian Curtis mas, assumindo que o que está no filme mostre a verdade, penso no quanto pode ser difícil suportar tal estilo de vida.



Dia 21


A Era da Inocência
Denys Arcand - França/Canadá - 2006
O filme começa bem, até. É a história de um homem de meia-idade que tem uma vida sem graça, um trabalho sem graça, uma família que não se importa com ele... então ele vive em sua fantasia. Ali, ele é um escritor famoso, pega todas as mulheres... É um escracho só. Mas de tanto escracho, estraga. A gente não vê a hora de o filme terminar. Melhor rever As Invasões Bárbaras.



Até Logo, Coração

Stefan Hillebrand e Oliver Paulus - Alemanha/Suíça - 2006
Filme que mostra a história de um enfermeiro que deixa Berlim, pra esquecer sua compulsão por sexo. Vai trabalhar num asilo em Mannheim, onde acaba repetindo os mesmos erros. O elenco de velhinhos é simpático e a trilha sonora, apresentada pelos "músicos-fantasmas" surgidos da imaginação de uma das internas é muito interessante.




Por enquanto é isto, pessoal. Desculpem-me por eventuais erros, pois posto com pressa. Depois volto com mais impressões sobre os filmes que tenho visto. Beijos e abraços!

NA MINHA VITROLA: SUBURBAN KIDS WITH BIBLICAL NAMES - Noodles.

Nenhum comentário: