quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Notas da Mostra - Parte 2

Praticamente uma semana de cinema e a rotina continua... correrias, refeições rápidas, as amizades circunstanciais, os reencontros fortuitos e os filmes... sim, os filmes!

Se a vida pudesse ser sempre assim... mas hoje a maratona chega à metade e devo me preparar para voltar, daqui a oito dias, a uma rotina que não é tão prazerosa.

Bom, verei o que fazer depois. Por enquanto, tratamos de cinema, certo?

Dia 22

Atrás das Nuvens
Jorge Queiroga - Portugal - 2006
Garoto vai atrás do avô que não conhece e descobre a verdade sobre a morte de seu pai por causa de um carro mágico. Bem "Sessão da Tarde", certo? Sim, é mesmo.



Defensores do Paraíso

Yoram Porath - Equador - 2007
Documentário do israelense Yoram Porath sobre como empresas petrolíferas têm tomado o território dos índios Houarani, na região amazônica do Equador e como essas empresas têm afetado o meio-ambiente.







Dia 23


Longe Dela
Sarah Polley - Canadá - 2006
Até o momento, a surpresa mais agradável da Mostra. Direção sensível, atuações soberbas de um elenco sexagenário (destaque para Julie Christie, ainda bela em seus 66 anos) que não assustou a diretora estreante e atriz de filmes como Minha Vida sem Mim, A Vida Secreta das Palavras e Estrela Solitária. A película entra naquela categoria triste-porém-belo.

Inútil
Jia Zhang-Ke - China - 2007
Documentário sobre a indústria da moda na China. Talvez não impressione a nós, pois estamos acostumados à destacada cobertura que a mídia dá a tudo que envolve moda. Mas é outra coisa num país em constante mutação - o grande mote do cinema de ficção e de documentários de Jia Zhang-Ke.







A Via Láctea

Lina Chamie - Brasil - 2007
Quando li pela primeira vez sobre o filme, torci um pouco o nariz, confesso. Mas resolvi dar uma chance ao filme e não me arrependo. Questionamentos sobre um romance e o trânsito de São Paulo mesclam-se numa estética surreal. Vale a pena.




Dia 24


L'Orchestra di Piazza Vittorio
Agostino Ferrente - Itália - 2006
O documentário mostra o surgimento, desde a busca por músicos até as primeiras apresentações, da Orquestra da Praça Vittorio, formada por imigrantes de várias partes do mundo que vivem em Roma. São cubanos, tunisianos, argentinos, equatorianos, indianos, senegaleses, entre outras nacionalidades, todos talentosos e que, juntos, criam todo um caldeirão étnico-musical muito interessante.



Sobrevivendo à Minha Mãe

Émile Gaudreault - Canadá - 2007
Clara cuida de sua mãe, que tem câncer de estômago. Certo dia, a moribunda queixa-se por não conhecer, de fato, a filha. Após o trauma da morte da mãe, Clara tem de voltar suas atenções para a filha, Bianca, bela jovem que possui uma vida secreta. É justamente neste ponto que Clara terá de lidar com fantasmas e remorso. Um filme marcado por diálogos intensos.


O Resto É Silêncio

Nae Caranfil - Romênia - 2007
Amor e ódio. Comédia e drama. Realidade e ficção. Todos estes ingredientes se misturam neste agradável, apesar de longo (140 minutos), filme romeno que de certa forma presta tributo às origens do cinema no país.



4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Cristian Mungiu - Romênia - 2007
Filme denso, tema polêmico - aborto numa Romênia sob o domínio comunista (embora a questão política não seja explícita, pois o filme faz parte de um grande projeto no qual as obras retratam o período comunista sem abordá-lo diretamente). Justíssima a Palma de Ouro no último Festival de Cannes.


E a Mostra prosseguirá hoje! Dá-lhe boa correria... eh eh eh! Beijos e abraços, pessoal!

NA MINHA VITROLA: INTERPOL - Mammoth.

Nenhum comentário: