sexta-feira, 16 de novembro de 2007

You know... there's something happening here, but you don't know what it is...



Olá, pessoal!

Esta música de Bob Dylan está no disco Highway 61 Revisited (1965), que marca uma virada na carreira do músico, pois ele abandona o violãozinho folk e monta uma banda de rock, algo que boa parte de seus fãs e da imprensa de então não entendeu muito bem, chamando-o de "vendido", entre diversos impropérios não-publicáveis, durante os shows e em todas as ocasiões possíveis.

Nem tanto pela mudança musical. Talvez mais porque Dylan representasse o músico popular engajado. Suas letras da fase folk tinham forte enfoque social, muitas vezes retratando as agruras do trabalhador do campo, assim como as do trabalhador dos grandes centros. Mas ele abandona tudo isto para se dedicar a questionamentos mais universais.

Com seu violão e gaita ou com sua banda de rock, Dylan foi e é grande. E esta é uma das lendas da música pop do século passado que quis hoje compartilhar com vocês. Não é a primeira vez que falo dele aqui, mas também não creio que seja demais.

Filmografia Recomendada
  • No Direction Home, documentário de Martin Scorsese.
  • I'm Not There, filme de Todd Haynes. Aqui, vários atores interpretam Dylan em vários momentos de sua vida. Entre eles estão Christian Bale, Richard Gere, Ben Whishaw, Heath Ledger, o menino negro Marcus Carl Fraklin e, pasmem, Cate Blanchett. Creio que estará em circuito comercial apenas no ano que vem, mas já fica a dica.
Beijos e abraços, amigos!

Nenhum comentário: