terça-feira, 11 de setembro de 2007

At Land

Olá, pessoal! Começo aqui a postar uma série de curtas que juntos, formarão um panorama - ainda provavelmente falho - da história dos curta-metragens. Tive essa idéia a partir do acesso a um blog excepcional que reúne curtas e longas de diversos gêneros e procedências, o Filmescópio.

O que realmente sugiro é que não se contentem com o que mostro aqui. Lá tem muito mais a ser visto. Que seja uma referência essencial para todos nós.

Pois bem, o primeiro curta que apresento é At Land (Em Terra), da ucraniana crescida nos EUA Maya Deren.

Autora de um corpo teórico rico e complexo, bem como de uma obra fílmica significativa, Maya Deren (1917–1961) foi uma das cineastas que mais explorou as afinidades entre o cinema, a dança e a escrita. Através da reflexão sobre o conceito de coreografia para câmara (coreocinema) e do seu desejo de provocar através do filme uma simbiose entre o movimento filmado e a imagem em movimento (entre o bailarino, os objetos e a câmara).

At Land

Primeiro filme em “transe” do cinema americano “puro”. Mostra o percurso de uma mulher (Maya Deren) pelo mar, bosque, rocas, passando despercebida pelas pessoas.

EUA, 1944. Dirigido por Maya Deren. Com John Cage, Maya Deren, Alexander Hammid. P & B, 15’00’’.

At Land, Part 1

At Land, Part 2


Espero que tenham apreciado. Muito em breve, volto com mais curtas pra vocês. Beijos e abraços!

NA MINHA VITROLA: BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB - American X.

Nenhum comentário: