sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Voyage dans la Lune

Desta vez, vamos à França de Georges Méliès e conhecer os primórdios da ficção científica no cinema.

Méliès era proprietário do Théatre Robert-Houdin em Paris, que havia pertencido ao famoso ilusionista francês Jean-Eugène Robert-Houdin. Ganhou um protótipo criado pelo cinematógrafo inglês Robert W. Paul e ficou entusiasmado, filmando cenas cotidianas em Paris. Um dia, sua câmara parou de repente, mas as pessoas não paravam de se mexer e quando ele voltou a filmar, a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele estava filmando. A esta trucagem ele deu o nome de stop-action; criou várias outras como perspectiva forçada, ou filmagens a alta e baixa velocidade. Durante uma década, criando filmes fantasiosos, Méliès foi considerado o melhor cineasta do mundo.

Voyage dans la Lune

Com este filme, Méliès é tido como o criador do gênero ficção científica, incluindo o primeiro aparecimento de alienígenas no cinema. Esta obra-prima conta também com diversos efeitos especiais e técnicas cinematográficas inovadores naquele tempo, como a sobreposição, fusão, dupla exposição de imagens etc.

FRA, 1902. Dirigido por Georges Méliès. Com Victor André, Bleuette Bernon, Brunnet ..., Jeanne d'Alcy, Henri Delannoy, Farjaut ..., Kelm ..., Georges Méliès. P & B. 11'48''.

Voyage dans la Lune



Beijos e abraços, pessoal!

Fontes
Filmescópio
Wikipedia

NA MINHA VITROLA: INTERPOL - No I in the Threesome.

Nenhum comentário: