segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Gan Eden

O painel lateral que representa o paraíso no tríptico
O Jardim das Delícias Terrenas, de Hieronymus Bosch.


Um textinho atemporal para viajantes apressados e/ou entediados. Porque pode doer, mas há sentido na dor, assim como há sentido no deleite. Mas não é preciso buscar explicações para tudo, basta vivê-lo. Explicar é para escritores. Bom, é isso aqui:

Gan Eden

Paraíso é quando você percebe que, apesar da desarmonia do mundo, há um pequeno canto, em qualquer lugar, feio ou bonito, e sente estar em harmonia com tudo ao redor. Pode estar só. Às vezes acontece. Muitas vezes, desse jeito mesmo.

É quando você está com os amigos e eles te fazem bem. Uma piada, por mais sem graça que pareça, um beijo quase infantil na bochecha na pista de dança, um prêmio porque você foi doce e fez algum comentário bacana sobre qualquer coisa que, horas depois, nem lembra mais o que havia sido.

Quando você olha e deseja. E você sabe que também é alvo daquele par de olhos. Ainda que seja por poucas horas, mesmo minutos. E então você, que cadastra as belezas dos pequenos sinais, torna o momento eternidade na sua galeria de memórias que nunca serão perdidas. E o momento vai estar lá, a ser tocado pela última vez na hora final.


Você ouve uma música e sabe sem querer saber que está dançando, só, loucamente no quarto, na frente do micro quando você checa os e-mails e apaga os spams. Ou sai do cinema depois de um filme leve e muito bom.

Sente o gosto e o aroma do prato à sua frente e sabe, não vai durar pra sempre. Mas é bom que dure o tempo certo. Sem pressa, mas também sem deixar o prato esfriar.


O vento no rosto enquanto a viagem existe. E chegar. A qualquer destino que você possa dizer: “Era isso mesmo que eu queria!”

Sensação.

Orgasmo. Nem precisa ser sexual. Também.

Mas tudo.

Esvai.

Nenhum paraíso é pra ficar. A gente sempre retorna. Cada Adão e Eva dentro de nós prova a maçã. Expulsão é parte do ritual. Outro dia parte para a terra prometida.

Que bom! A gente sempre busca!

Aos curiosos o suficiente, Gan Eden é Jardim do Eden, em hebraico. O trecho "Nenhum paraíso é pra ficar. A gente sempre retorna." é baseado em algo que tinha dito pouco tempo antes a um camarada e ele, meio sem saber, acabou colaborando.

É. Tudo explicadinho ou nada explicado. Espero que gostem, desgostem, opinem, vivam e busquem. Beijos e abraços, pessoal!

NA MINHA VITROLA: JUAN STEWART - Angel > INDOCHINE - Peter Pan > ELVIS COSTELLO & ALLEN TOUSSAINT - Wonder Woman > NAÇÃO ZUMBI - Memorando > ANTONY & THE JOHNSONS - My Lady Story.

Nenhum comentário: