sexta-feira, 6 de junho de 2008

O sombrio

Ih, que eu disse mesmo sobre pausa? Tá, que seja este texto a pausa da pausa, no mínimo.
O Sombrio

Você não percebe que é tudo mentira? Que a alimentou como a mãe que dá o peito ao filho durante mais tempo que o necessário? Tudo por causa deste fanatismo, desta ambição de tentar ser algo mais do que parecia destinado a ser. Mas não é suportável, claro!

Porque a cada dia que passa, mais tem que se colocar em seu lugar, humildezinho, com a pança em riste, mas quase caída, esperando o momento de se converter em nada. Nem em lembrança.

É assim com todos, não?

Ah, você tinha prometido... mas tanto faz, porque ninguém muda nada e os caminhos prosseguem os mesmos. Alguém pode se maravilhar por um instante, mas não demora a cair na real.

O que você quer, então? Não há paraíso que possa ser resgatado, não há outra coisa senão a aridez, este Saara que não para de se expandir. Conforme-se! Conforme-se!

Faça como tantos e vá ver o que há na TV. Faça como tantos e na bebida procure esquecer. Não há escapatória. Há? Por que você teima em sonhar, tornar-se alguém?

Os amigos foram embora lavar suas marmitas mal-cheirosas ou pendurar as roupas no varal. Ou estão preocupados com a pós-graduação, a pós-ressaca, o pós-pós-modernismo ou simplesmente os pós. Ou nada. Ninguém veio cumprir o turno. Calma, nem tudo está perdido. Vigilância!

É, vigilância, teimoso!

Não há Wilde, Borges, Orwell que possam consolar. Eles já tinham visto tudo.

É quando o ateu clama pela divindade, num ato reflexo que julgava morto. Trai-se e não tem consequência, porque não importa. Nada muda.

Mas é claro... você não vai parar. Vai seguir em frente, de algum modo. Alimentar a mentira até que ela se torne verdade. E vai fingir, fingir tanto, que vai continuar se convencendo de que nunca houve mentira.

É quase enojante. No entanto, é quase admirável, mesmo... quase me faz querer ser esta imagem. O que posso fazer? Mas é assim... provavelmente eu o verei naquele lugar que conheço tão bem, arrastando-se, tão sozinho como todos.

- Se eu estiver certo, é bom você correr pro seu inferno, Satã...

Ok, hora de voltar à pausa. Será? De qualquer forma, beijos e abraços, pessoal!

NA MINHA VITROLA: ARCADE FIRE - Black Mirror.

Nenhum comentário: