domingo, 30 de dezembro de 2007

2007 foi... - Parte 3: Cinema

Tarde um tanto vazia. Assim costumam ser os domingos, se me falta gente ao redor. Mas não é tão assim: mamãe e titia assistem TV e comentam as celebridades do dia. Lá fora há algum sol, mas não me animo a sair, definitivamente. Amanhã sairei como se tivesse saído durante os dois dias. Haverá o que fazer. Aqui, há assunto. E o de hoje é...

Parte 3
Cinema

2007 foi... rico. Foi o primeiro ano em que vi uma boa quantidade de filmes na Mostra Internacional de São Paulo e tive um panorama muito interessante do que se tem produzido em várias partes do mundo. Espero poder fazer isto nos anos seguintes.

Também conheci um pouco mais da obra de nomes lendários como Buñuel, Fassbinder, Herzog e outros mais. Em 2008 haverá um maior aprofundamento meu na história do cinema.

Foi também o ano de uma "invasão francesa" às salas de cinema brasileiras. Filmes como o badalado Paris Te Amo, Piaf - Um Hino ao Amor, Medos Privados em Lugares Públicos, entre outros tiveram seu espaço garantido. E, vergonha minha... tanto se fala de Piaf e ainda não o vi. O mesmo não se pode dizer do cinema italiano. Pergunto-me, então, se o cinema daquele país ainda é relevante.

Os filmes que vou destacar aqui são, na verdade, produções recentes que estiveram em cartaz durante o ano nas boas salas de cinema ou, ao menos, estiveram disponíveis na rede e não são, todos, necessariamente de 2007. São estes:








4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Cristian Mungiu - Romênia - 2007

Parte de um projeto que propõe revisitar o período comunista na Romênia, este filme, tão ótimo quanto claustrofóbico, mostra os apuros de duas amigas em função de um aborto. Ganhou a Palma de Ouro em Cannes e aplausos em muitas das salas onde foi exibido mundo afora.








O Cheiro do Ralo
Heitor Dahlia - Brasil - 2007

Lourenço é dono de uma loja que compra objetos usados e não vê nas pessoas outra coisa, a não ser a oportunidade de humilhá-las ao máximo. Mas seu mundo começa a ruir quando se apaixona por uma bunda. É o segundo filme nascido da parceria do diretor com o autor de HQs Lourenço Mutarelli. Atuação irretocável de Selton Mello, o melhor ator brasileiro de sua geração.








Crimes de Autor
Claude Lelouch - França - 2007

Intrincada e interessante trama que envolve uma "escritora" de sucesso, seu ghost writer, uma mulher emocionalmente frustrada e suspeitas de assassinatos. O diretor, um dos cultuados nomes da Nouvelle Vague, caprichou e Fanny Ardant está deslumbrante nesta película repleta de suspense.








O Inferno

Danis Tanovic - França/Itália/Bélgica/Japão - 2005
Três irmãs, um trauma de infância em comum e as diferentes conseqüências que este acarreta nas vidas delas. O não saber lidar com o passado é o verdadeiro inferno deste filme que, na verdade, é parte de uma trilogia sobre a Divina Comédia, de Dante Alighieri, idealizada por Krzysztof Kieslowski.








Longe Dela

Sarah Polley - Canadá - 2007
A estréia na direção da atriz-fetiche dos filmes de Isabel Coixet (Minha Vida Sem Mim e A Vida Secreta das Palavras) é um sensível drama sobre mal de Alzheimer, em que um casal deve se separar em função da doença que tem a protagonista, vivida por Julie Christie. No asilo em que se interna (sim, ela é quem decide se internar), acaba conhecendo um paciente com quem acaba tendo muitos cuidados e o marido já não sabe se é importante na vida dela. Ainda assim, será capaz de grandes sacrifícios.








Meu Melhor Amigo

Patrice Leconte - França - 2006

O veterano diretor acerta a mão nesta leve comédia sobre amizade, em que o antipático antiquário interpretado por Daniel Auteuil (brilhantemente, pra variar) precisa apresentar seu melhor amigo em 10 dias para ganhar uma aposta.







Sonhando Acordado
Michel Gondry - França/Itália - 2006
Stéphane conhece Stephanie e se apaixona. Belo pretexto para os delírios visuais de Gondry, responsável por alguns dos melhores clipes de Björk e outros grandes do cenário pop alternativo, além de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Gael García Bernal, o queridinho latino do momento, e a feia charmosa Charlotte Gainsbourg ajudam a garantir a diversão.








A Vida dos Outros

Florian Henckel von Donnersmarck - Alemanha - 2006
Mais uma vez, uma produção que aborda o período comunista e os abusos relacionados. Desta vez, o palco é a Alemanha Oriental e o mote é espionagem. Um casal de artistas - ele, autor de teatro leal ao regime; ela, atriz que desperta o interesse carnal do ministro da cultura - é espionado em função do tal interesse. O espião designado para a tarefa se vê contagiado pelo estilo de vida do casal e passa a protegê-los. Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e - diga-se de passagem -, prêmio mais que merecido, a despeito de ser tratar de trabalho de um diretor estreante.

____________

É isso, amigos! Nos próximos dias voltarei com algo mais. Das próximas vezes, será sobre música - os shows e os trabalhos que foram lançados no decorrer do ano que termina amanhã. Beijos e abraços!

NA MINHA VITROLA: LOS PORONGAS - O Escudo > MOMBOJÓ - Pára-Quedas > JUAN STEWART - Angel > YO LA TENGO - My Little Corner of the World > CARIBOU - Irene.

Nenhum comentário: