terça-feira, 1 de abril de 2008

E o que tu dizes nem pode ser cantado...

Foto de Bernd Mayr (Alemanha).

Estava aqui, à noite, só, gastando meus dedos no teclado em alguma pesquisa e os ouvidos com alguma música, quando me deparo com alguns mp3 que havia baixado a algum tempo.

Como sempre estou conseguindo muita música pela web afora, é tarefa hercúlea ouvir tudo o que chega. Mas vez por outra, no shuffle do meu Winamp, tocava alguma daquelas canções. Eu já gostava e dizia "um dia vou ouvir isso inteiro". Pois bem, quando houve o deparar-me com os tais arquivos, nesta noite, não pude mais recuar.

E, sim, digo que fui cativado. Creio que já é a quarta vez, neste momento, que só escuto essas músicas.

Trata-se do Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé - De Ariana para Dionísio, ou melhor, a versão musicada da poesia da desbocada e lírica Hilda Hilst por Zeca Baleiro.

Zeca e Hilda durante o processo de composição, em
2003 - portanto, um ano antes da morte da poeta.
O resultado? Ora, se não fosse algo impressionante e belo, eu não estaria aqui, ouvindo tantas vezes as mesmas músicas sobre o amor impossível entre Ariana e Dionísio. E não estaria aqui, escrevendo sobre este trabalho.

O compositor maranhense se encarregou dos arranjos, com o aval da poeta paulista. Teve a grande sacada de convidar algumas das melhores intérpretes da música brasileira para os 10 cantos da Ode Descontínua.... A saber: Rita Ribeiro, Verônica Sabino, Maria Bethânia (cujo vídeo vocês verão aqui abaixo), Jussara Silveira, Ângela Rô Rô (a "culpada" pelo melhor momento do trabalho), Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Olívia Byington, Mônica Salmaso e, finalmente, Ângela Maria.

Hoje, deixo vocês com o clipe e um link para uma entrevista com Zeca Baleiro. A partir de amanhã, postarei os versos da Ode Descontínua...

Termino este post dizendo apenas que devem procurar o CD. Comprem, roubem, baixem, aluguem, emprestem... mas ouçam! Quem gosta da boa música, quem busca a beleza em todas as formas não pode passar sem a experiência.

Beijos e abraços, povo!

Entrevista com Zeca Baleiro para o site Overmundo

Zeca Baleiro e Maria Bethânia - Canção III

Nenhum comentário: