segunda-feira, 7 de abril de 2008

O túmulo dos vagalumes

Nunca pensei que um anime poderia ser tão triste.

Mas pode. Assim é O Túmulo dos Vagalumes, um conto de fadas de guerra.

Guerra. Tema que me cansou há algum tempo. Tampouco sou fã de anime, mas rendo-me a este. Não é qualquer coisa. O estilo e os traços simples da animação, aliado à narrativa sentimental e poderosa sobre dois órfãos que têm de se virar num Japão sob ataque americano prende e comove.

O adolescente Seita e sua pequena irmã Setsuko, de 4 anos, são forçados a sair de casa quando os bombardeios começam. Durante o ataque, a mãe é seriamente ferida e acaba morrendo. Então eles procuram uma velha tia, irmã de seu pai que deveria estar no front (não, ele não está, não mais... por isso as cartas de Seita não são respondidas). Mas a mulher não é necessariamente uma pessoa sensível - e ninguém é, ninguém olha para os irmãos perdidos perante as dificuldades de sobrevivência. O básico faz falta.

E, sim, ali estão eles no mais hostil dos mundos, onde a visão das casas e corpos queimando e dos impiedosos aviões enviando a morte não lhes é poupada, ao mesmo tempo que há uma leveza muito lúdica, pueril - a última chama de inocência.

Após saírem da casa da tia, os irmãos encontram um abrigo abandonado, onde as condições de vida não são exatamente as melhores, mas eles vão se virando como podem. Não poderão por muito tempo...

Setsuko fica muito doente e Seita entra em desespero. Quando tudo parece começar a se resolver, a solução simples já não adianta. E a tragédia, anunciada desde o início, tem seu lugar.

Num dado momento, Setsuko pergunta ao irmão "por que os vagalumes tem de morrer tão depressa?". Ninguém sabe, Setsuko, ninguém sabe.

Grande realização de Isao Takahata, O Túmulo dos Vagalumes data de 1988 e é considerado um clássico entre os aficionados. Não é pra menos. Vocês duvidam? Então vamos de trailer:

O Túmulo dos Vagalumes - Isao Takahata


Isto não é tudo por hoje. Daqui a pouco, posto o canto II da Ode Descontínua..., da Hilda Hilst. Beijos e abraços, povo!

NA MINHA VITROLA: PORTISHEAD - Silence > Hunter > Nylon Smile > The Rip.

Nenhum comentário: